quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Capítulo 10 - Perguntas e Respostas


1 – “The Elements of Luclid” de William Pickering é um marco do design. Justifique a afirmação.
As cores e as estruturas precisas, diagramas e símbolos, impressos com xilogravura e brilhantes cores primárias substituindo a rotulação alfabética para identificar as linhas, figuras e formas da geometria.

2– O movimento “arts and crafts” que tem como líder William Morris tinha qual propósito principal?
                Retorno aos ofícios manuais e recuso aos bens “baratos e vis” da produção em massa da era vitoriana.

3 – O grupo Century Guild liderado por Arthur H. Mackmurdo tinha como objetivo “passar todos os ramos de arte para a esfera, não mais do comerciante, mas do artista”. O que o projeto do grupo fornece?
                O projeto fornece um dos elos entre os movimentos arts and crafts  e a estilização floral da art nouveau.

4 – Quem foi o responsável pelo Hobby Horse e o que o constituía?
                O Hobby Horse  buscava proclamar a filosofia e os objetivos da Century Guild e era produzido pelo Sr. Emery Halker.

5 – Em 1888 a Century Guild se dissolveu, fazendo com que seus membros se preocupassem com obras pessoais. Em quais áreas Selwyn, Mackmurdo e Hebert Horne passaram a atuar?
                Selwyn projetou tipos, inúmeras ilustrações, mosaicos, vitrais e bordados. Mackmurdo concentrou-se na política social e no desenvolvimento de teorias para reforma do sistema monetário. Hebert projetou livros com simplicidade clássica e comedimento.

6 – Comente sobre a frase que o designer Walker disse à plateia: “O ornamento, seja qual for, figura ou padronagem, deve fazer parte da página, deve estar integrado ao plano global do livro”.
                Walker considerava o design de livro semelhante à arquitetura, uma vez que somente o cuidadoso planejamento de cada aspecto – papel, tinta, tipo, espaçamento, margens, ilustração e ornamento – poderia resultar numa unidade de projeto.

7 – Morris chamou seu primeiro tipo de Golden, ele se baseou em um outro designer, comente sobre este designer e o livro onde Morris usou esse tipo.
                Morris se baseou nos tipos romanos venezianos de Nicolas Jenson e usou em sua obra The Story of the Glittering Plain ( A história de planície resplandecente), com 200 cópias em papel e 6 em velino.

8 – Descreva sobre as características do tipo criado por Morris para The Story of the Glittering Plain.
                Foi um tipo gótico e de notável legibilidade. Caracteres mais largos, aumentou as diferenças dos caracteres parecidos e arredondou os mais curvos.

9 – Qual a influência de William Morris e da Kelmscott Press no design gráfico, particularmente no design de livro?
                Essa influência se evidenciou não só na imitação estilística direta dos filetes, capitulares e estilo de tipos; o conceito de Morris do livro bem feito, seus belos projetos tipográficos baseados em modelos anteriores e seu senso de unidade do design, com os detalhes mais ínfimos relacionados ao conceito total, inspiraram uma nova geração inteira de designers de livros.

10 – Por que os livros da Dove Press são considerados tipograficamente maravilhosos.
                A Dove Press queria “atacar o problema da Tipografia pura” e acreditavam que a tipografia tinha obrigação de comunicar à imaginação, sem perder pelo caminho, o pensamento ou a imagem que o autor pretendia transmitir. Utilizava-se papel de excelente qualidade, impressão perfeita e tipos e espaçamentos requintados.