1 – “The Elements of Luclid” de William Pickering é um marco
do design. Justifique a afirmação.
As cores e as estruturas
precisas, diagramas e símbolos, impressos com xilogravura e brilhantes cores
primárias substituindo a rotulação alfabética para identificar as linhas,
figuras e formas da geometria.
2– O movimento “arts and crafts” que tem como líder William
Morris tinha qual propósito principal?
Retorno
aos ofícios manuais e recuso aos bens “baratos e vis” da produção em massa da
era vitoriana.
3 – O grupo Century Guild liderado por Arthur H. Mackmurdo tinha
como objetivo “passar todos os ramos de arte para a esfera, não mais do
comerciante, mas do artista”. O que o projeto do grupo fornece?
O
projeto fornece um dos elos entre os movimentos arts and crafts e a estilização floral da art nouveau.
4 – Quem foi o responsável pelo Hobby Horse e o que o constituía?
O Hobby
Horse buscava proclamar a filosofia e os
objetivos da Century Guild e era produzido pelo Sr. Emery Halker.
5 – Em 1888 a Century Guild se dissolveu, fazendo com que seus
membros se preocupassem com obras pessoais. Em quais áreas Selwyn, Mackmurdo e
Hebert Horne passaram a atuar?
Selwyn
projetou tipos, inúmeras ilustrações, mosaicos, vitrais e bordados. Mackmurdo
concentrou-se na política social e no desenvolvimento de teorias para reforma
do sistema monetário. Hebert projetou livros com simplicidade clássica e
comedimento.
6 – Comente sobre a frase que o designer Walker disse à plateia:
“O ornamento, seja qual for, figura ou padronagem, deve fazer parte da página,
deve estar integrado ao plano global do livro”.
Walker
considerava o design de livro semelhante à arquitetura, uma vez que somente o
cuidadoso planejamento de cada aspecto – papel, tinta, tipo, espaçamento,
margens, ilustração e ornamento – poderia resultar numa unidade de projeto.
7 – Morris chamou seu primeiro tipo de Golden, ele se baseou
em um outro designer, comente sobre este designer e o livro onde Morris usou
esse tipo.
Morris
se baseou nos tipos romanos venezianos de Nicolas Jenson e usou em sua obra The
Story of the Glittering Plain ( A história de planície resplandecente), com 200
cópias em papel e 6 em velino.
8 – Descreva sobre as características do tipo criado por
Morris para The Story of the Glittering Plain.
Foi um
tipo gótico e de notável legibilidade. Caracteres mais largos, aumentou as
diferenças dos caracteres parecidos e arredondou os mais curvos.
9 – Qual a influência de William Morris e da Kelmscott Press
no design gráfico, particularmente no design de livro?
Essa influência
se evidenciou não só na imitação estilística direta dos filetes, capitulares e
estilo de tipos; o conceito de Morris do livro bem feito, seus belos projetos
tipográficos baseados em modelos anteriores e seu senso de unidade do design,
com os detalhes mais ínfimos relacionados ao conceito total, inspiraram uma
nova geração inteira de designers de livros.
10 – Por que os livros da Dove Press são considerados
tipograficamente maravilhosos.
A Dove
Press queria “atacar o problema da Tipografia pura” e acreditavam que a
tipografia tinha obrigação de comunicar à imaginação, sem perder pelo caminho,
o pensamento ou a imagem que o autor pretendia transmitir. Utilizava-se papel
de excelente qualidade, impressão perfeita e tipos e espaçamentos requintados.
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