terça-feira, 21 de agosto de 2012

Arquitetura - Contribuição Asiática


Assim começou a ter uma a ideia da questão arquitetônica juntamente com a ideias da urbanização (Arquitetura e Urbanismo). Com o solo da região da Mesopotâmia era um solo barroso que propiciava a construção do adobe, material de construção mais importante desta civilização.


A região da Mesopotâmia foi dominadas por vários povos, então não a de se esperar que na parte da arquitetura era uma coisa bem interessante, vamos da uma lida, nas citações de alguns povos que dominaram essa região tão cheia de mistérios... :


O povo sumério foi o primeiro a controlar a região e desenvolveu a arquitetura, seguidos pelos acádios, os babilônios e os assírios.


Os Sumérios e Acadianos (antes de 2000 a.C.)


Os Amoritas (2000 a.C.-1750 a.C.)


Assírios (1300 a.C.-612 a.C.)


Caldeus (612 a.C.-539 a.C.)


A Arquitetura. A mais desenvolvida das artes, porem não era tão notável quanto a egípcia, caracterizando-se pelo exibicionismo e pelo luxo. Construíram templos e palácios, que eram considerados cópias dos existentes nos céus, de tijolos, por ser escassa a pedra na região. O zigurate, torre de vários andares, foi a construção característica das cidades-estados sumerianas.


O edifício característico da arquitetura suméria é o zigurate, depois muito copiado pelos povos que se sucederam na região. Era uma construção em forma de torre, composta de sucessivos teraços e em cima por um pequeno templo. Ao mesmo tempo que continuaram as antigas tradições construtivas, introduziu-se uma nova tipologia arquitetônica: o templo oval, recinto com uma plataforma central que sustenta um santuário. As cidades-estado, dirigidas por governantes ou soberanos que não eram considerados seres divinos, localizavam-se em Ur, Umma, Lagash (atual Al-Hiba), Kis e Eshnunna (atual Tell Asmar).









                                  ZIGURATE

Arquitetura no Egito Antigo
                                                            Antigo Império (3200 a.C. - 2300 a.C.)






A principal característica da arquitetura dos templos egípcios era a sua monumentalidade. Tinham entradas grandiosas (os pilones ou pilonos), pátios abertos, salas com tetos suportados por colunas (salas hipostilas), um santuário envolto em penumbra, diversas capelas, uma das quais abrigava a barca do deus, depósitos, etc.










   
 
Arquitetura Hebraica


Deve-se destacar a arquitetura, especialmente a construção de Templos, muralhas e fortificações. A maior realização arquitetõnica foi o Templo de Jerusalém.



  

Aluno: Alan Schramm de Liama

Nenhum comentário:

Postar um comentário