terça-feira, 28 de agosto de 2012

Arquitetura Europeia - Séc. XIII a XV


         Como o berço dos movimentos artísticos e literários, a Europa tem sua arquitetura baseada fundamentalmente nesses contextos, que trazem a religião como principal característica e ainda assim tendo a forte ascensão da Igreja Católica, sendo ela a protagonista da arquitetura, a partir de um pensamento que essas construções deveriam ser um “palco divino”, assim, sólido e deslumbrante.

      Na Idade Média, primeiramente se destacada a arquitetura bizantina, que se deu na decadência do império romano e à ascensão cristã, desta forma conhecida também como arquitetura romana. A arquitetura romana tem típicos elementos, entre eles os belos mosaicos de vidros juntos com pinturas e esculturas que decoram suas obras, além das maciças colunas em sua faixada. Uma das mais belas obras desse estilo foi a Catedral de Pisa, construída no ano de 1174. Trata-se da Torre de Pisa, famosa pela inclinação causada pelo fato do terreno ceder.

                                  Catedral de Pisa e a Torre de Pisa no fundo, em Paris.

       A arquitetura europeia também foi muito bem representada pelo período gótico, que antecedeu o movimento renascentista e foi posterior ao movimento romântico. O que mais chamou atenção da arquitetura gótica foi a grandiosidade das construções, na qual segundo eles, quanto mais alto, mais próximo de Deus, sendo tudo voltado para o céu. As mais populares construções góticas foram a Catedral de Notre Dame de Paris e de Chartres.
Catedral de Notre Dame em Paris.




Catedral de Notre Dame em Chartres


                                                                                 

                                                                                  Filipe Gondim 


Nenhum comentário:

Postar um comentário