Escultura Gótica
A escultura gótica surge ligada à arquitetura das
catedrais. No exterior do edifício são sobretudo as fachadas e os portais, e ao
longo do tempo foram se tornando mais complexas.
Em termos de linguagem plástica, e no conjunto de toda a produção
escultórica, podem ser definidas três tendências principais:
Imagem 1 – Portal dos Mártires, Catedral de Chartres, sec XIII |
Imagem 2 - Virgem da Sainte-Chapelle, Paris (princípios século XIV),marfim, 41 cm |
Idealismo (séculos XII-XIII), com figuras estilizadas e ausência de expressividade dos respectivos rostos (serenidade inexpressiva); hieratismo das estátuas-coluna: ausência de movimento, planejamentos rígidos acentuam a verticalidade, ausência de proporção anatômica; (imagem 1)
Naturalismo (2ª metade do século XIII a meados do XIV): as estatuas ganham mais vida, deixando em evidencia as expressões faciais e dando mais movimento. Cabelos e barbas são mais detalhados, dando um caráter mais humano às personagens divinas. (imagem 2)
Realismo (2ª metade do século
XIV e durante o século XV): acentuam-se a expressividade das estátuas; grande preocupação
de representação do real; por influência da grande mortandade após 1348 e os
progressos nos estudos anatômicos levam mesmo ao exagero de representar o corpo
feito cadáver.
Escultura no
Renascimento
A escultura renascentista distingue-se da gótica essencialmente
por deixar de ter a função de elemento ornamental, valendo por si mesma.
Entende-se como um processo de recuperação da escultura da Antiguidade clássica.
Procurou-se a representação naturalista do corpo humano nu com uma técnica aperfeiçoada, graças ao estudo
meticuloso da anatomia humana. Procurou-se a representação naturalista do corpo humano nu com uma técnica aperfeiçoada, graças ao estudo
meticuloso da anatomia humana.
O corpo humano representou a beleza absoluta,
cuja correspondência matemática entre as partes encontrava-se bem definida, o
que foi bastante utilizado por Donatello a Michelangelo. Nesta época é quando
se deu praticamente a libertação da escultura do quadro arquitetônico, os
relevos foram realizados com as regras da perspectiva e as personagens mostravam-se com expressões de
dramatismo que levavam a sensação de grande (tensão, revolto, agonia) nos sentimentos expostos nas
esculturas de Michelangelo, como no rosto do seu Davi.
Um papel fundamental foi o mecenas, representado pela igreja e por personagens da nobreza que
obtinham prestígio social e propaganda política com o seu mecenato. O mecenato
abarcou todos os temas: religiosos, mitológicos, de vida cotidiana, retratos de personagens, etc.
Por: Laís Bastos de Medeiros
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