terça-feira, 28 de agosto de 2012

Escultura – Séc. XIII até XV


Escultura Gótica


A escultura gótica surge ligada à arquitetura das catedrais. No exterior do edifício são sobretudo as fachadas e os portais, e ao longo do tempo foram se tornando mais complexas

Em termos de linguagem plástica, e no conjunto de toda a produção escultórica, podem ser definidas três tendências principais:

Imagem 1 – Portal dos Mártires,
Catedral de Chartres, sec XIII

Imagem 2 - Virgem da Sainte-Chapelle, Paris
(princípios século XIV),marfim, 41 cm
Idealismo (séculos XII-XIII), com figuras estilizadas e ausência de expressividade dos respectivos rostos (serenidade inexpressiva); hieratismo das estátuas-coluna: ausência de movimento, planejamentos rígidos acentuam a verticalidade, ausência de proporção anatômica; (imagem 1)


Naturalismo (2ª metade do século XIII a meados do XIV): as estatuas ganham mais vida, deixando em evidencia as expressões faciais e dando mais movimento. Cabelos e barbas são mais detalhados, dando um caráter mais humano às personagens divinas. (imagem 2)









Realismo (2ª metade do século XIV e durante o século XV): acentuam-se a expressividade das estátuas; grande preocupação de representação do real; por influência da grande mortandade após 1348 e os progressos nos estudos anatômicos levam mesmo ao exagero de representar o corpo feito cadáver.



Escultura no Renascimento


A escultura renascentista distingue-se da gótica essencialmente por deixar de ter a função de elemento ornamental, valendo por si mesma. Entende-se como um processo de recuperação da escultura da Antiguidade clássica.


Procurou-se a representação naturalista do corpo humano nu com uma técnica aperfeiçoada, graças ao estudo meticuloso da anatomia humana.Procurou-se a representação naturalista do corpo humano nu com uma técnica aperfeiçoada, graças ao estudo meticuloso da anatomia humana.
O corpo humano representou a beleza absoluta, cuja correspondência matemática entre as partes encontrava-se bem definida, o que foi bastante utilizado por Donatello a Michelangelo. Nesta época é quando se deu praticamente a libertação da escultura do quadro arquitetônico, os relevos foram realizados com as regras da perspectiva e as personagens mostravam-se com expressões de dramatismo que levavam a sensação de grande  (tensão, revolto, agonia) nos sentimentos expostos nas esculturas de Michelangelo, como no rosto do seu Davi.


Um papel fundamental foi o mecenas, representado pela igreja e por personagens da nobreza que obtinham prestígio social e propaganda política com o seu mecenato. O mecenato abarcou todos os temas: religiosos, mitológicos, de vida cotidiana, retratos de personagens, etc.


Por: Laís Bastos de Medeiros









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