terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pintura - Contribuição Asiática

CHINA
   A pintura chinesa tem como característica marcante o uso do traço como forma de expressão e o objeto pintado pode ser representado na mesma cena, dando uma ideia de perspectiva múltipla. O pintor transporta para o papel tudo que queria expressar através de efeitos revelados através de pontos, traços e energia da pincelada.
Li ShanTrês pedras e pinheiro, Dinastia Qing


O Período da Primavera e do Outono (770 a.C. -221 a.C.)

   A pintura de popularizou. Começou-se a documentar pinturas sobre paisagens, animais, santos e fenômenos paranormais. Durante a Dinastia Zhou (1066 - 256 a.C.), começou a surgir pinturas em tecidos de seda. 


Pintura da Dinastia Han (206 a.c - 220)

   Vários achados arqueológicos provaram que o palácio imperial desta época tinha afrescos bem pintados que usavam cores brilhantes. A cor preta era a mais usada, em seguida a vermelha escura e depois amarelo.
   Nessa época, fragmentos das pinturas que restaram dos afrescos, descobertos em túmulos, mostram cenários de caça, carvalhos e paisagens.

   Pedras e tijolos pintados eram bem populares na Dinastia Han. Estas pinturas foram "pintadas" com facas, em pedras ou tijolos, pelo motivo de que as pessoas acreditavam que os afrescos não seriam preservados por muito tempo.




Afresco de túmulo da Dinastia Han do Leste (25-220).

   Afresco dum túmulo da Dinastia Han do Leste (25-220).
              O dono do túmulo e seus empregados.



Pintura da Dinastia Sui (581-618) e Dinastia Tang (618-907)

   A pintura de personagens, de paisagens, de flores e pássaros eram admirados na história e  alcançaram um alto nível de desenvolvimento.

   Nesse período a pintura era dividida em dois tipos: a de tinta preta e de tinta colorida. Com isso, a pintura de personagens chegou quase a der perfeita e a pintura de paisagens começou a ter estilo clássico.

Chou FangDamas jogando, século VIII. Dinastia Tang

Pintura da Dinastia Qing (1644 - 1911)

   Na Dinastia Qing a pintura recebeu muita influência da política, da economia e de diversos pensamentos existentes na sociedade.

   Neste período, a pintura de paisagem e a mistura de pintura e de poema eram muito populares. No campo da pintura, existiam ao mesmo tempo as tendências de manter o estilo antigo da pintura e de criar novos estilos.
Depois do meio do século 18, a sociedade chinesa entrou em decadência e virou meio feudal e meio colonial. A pintura recebeu muita influência desta mudança social.

   Durante a Dinastia Qing, apareceram centenas de livros sobre as teorias, as técnicas e a história da pintura.  O mais importante deles é a Categoria da Pintura e da Caligrafia Chinesa da Casa de Pei Wen.

Yun ShoupingPeônias, Dinastia Qing


Ren XiongAuto-retrato, Dinastia Qing 


Jin TingbiaoSanto budista, Dinastia Qing 



JAPÃO

A pintura japonesa infuenciou a arte ocidental em diversas oportunidades.Segundo estudos, houve uma notável assimilação da arte dos gravuristas japoneses dos séculos XVII e XVIII pelos pintores impressionistas, com especial destaque para os nomes de Monet, Degas, Toulouse Loutrec, Renoir.

Os pintores impressionistas haviam se inspirado nos gravuristas japoneses para captar virtudes como a "serenidade" e o "refinamento.

O pincel é um instrumento de escrita tradicional, por isso é natural o seu uso como ferramenta artística. Técnicas de pintura japonesa ainda estão em uso nos dias de hoje, bem como técnicas adaptadas da Ásia continental e do Ocidente.

Ukiyo-e
Ukiyo-e, literalmente pinturas do mundo flutuante, é um gênero de pintura em madeira que era popular na arte japonesa do período pré-Meiji.

A Grande Onda de Kanagawa
feita por Hokusai


Sumi-ê
Também conhecida como suiboku-ga, essa maneira de pintar foi desenvolvida na China por volta do século XI e foi introduzida no Japão no século XIV por monges budistas. A pintura sumiê tinha essencialmente a temática religiosa, mas a partir do século XV ela também passou a representar a natureza como pássaros, flores e paisagens. Geralmente é feita com nankin e um pincel em forma de gota, o washi.






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