segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Produto: Pré-história à Idade Antiga


Pré-história

            A arqueologia pré-histórica estuda objetos feitos pelo homem pré-histórico, procurando descobrir como eles viviam Instrumentos de pedra e metal, peças cerâmicas, sepulturas são alguns desses objetos.

·         Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

            Aprendeu a confeccionar seus primeiros instrumentos de madeira, osso e pedra. Os instrumentos de madeira não se conservavam, restando os de osso e de pedra lascada, que constituem os predecessores mais antigos de machados, facas, perfuradores e raspadeiras.

·         Neolítico ou Idade da Pedra Polida

            O homem começou a polir a pedra para fabricar seus machados e outros instrumentos, por isso, esse período também é chamado e Idade da Pedra Polida.
Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez.
Houve também a invenção da roda, barcos e jangadas, o que possibilitou seu deslocamento em busca de novas áreas de caça, pastagens e agricultura.



·         Idade dos Metais
            O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico.
O primeiro metal a ser fundido em larga escala foi o cobre. Sua utilização não significou um fim dos instrumentos de pedra, mas sua gradativa substituição.
Misturando-se cobre e estanho, obteve-se o bronze. Mais duro que o cobre, o bronze era empregado na confecção de instrumentos como espadas, lanças, martelos etc.


Egito Antigo

            Desenvolveram uma indústria bastante artesanal, com produção de armas, barcos, cerâmica, tijolos, tecidos, objetos de vidro, couro e metais. Todos esses produtos que eram produzidos pelos artesãos eram exportados. Os produtos mais importados pelos egípcios eram o marfim, peles de animais, perfumes e outros utensílios usados pelos ricos.


         
   
 A tecelagem, fiação, ourivesaria e a confecção de sandálias com folhas de papiro eram atividades que mantinham o comércio interno moderado, pois as relações com o exterior eram muito reduzidas.



Os egípcios primitivos aprenderam a usar o cobre e o ouro. Forjavam ferramentas, armas e jóias. Depois começaram a fabricar bronze mais duro de cobre e estanho em fornalha


Os sarcófagos eram recipientes de pedra, seja ela calcário, granito, basalto, etc.


Um dos mais belos objetos feitos pelos artesãos egípcios foi a Máscara funerária de Tutankhamon.

  
Grécia Antiga

O homem desde tempos remotos produz cerâmicas. Primeiro, porque necessitavam locais para armazenar água, gordura animal, cereais, etc. Mas em pouco tempo além de serem utilitárias começou a decorá-las, para que fossem bonitas e também para distinguir a propriedade. 

Os gregos também produziram cerâmicas. No começo decoraram com motivos geometrizados depois começou a serem decoradas com temas do dia-a-dia, mitológicos e eróticos.



As primeiras teorias sobre o mosaico grego sugeriam que a técnica de unir pequenas pedras para formar desenhos havia sido derivada de placas de terracota (material constituído por argila cozida no forno, sem ser vidrada) colorida, empregadas na decoração de paredes na Suméria 4 mil anos antes de Cristo. 


Roma Antiga

Gladius era uma arma pequena, medindo cerca de 60 cm, possuía dois gumes, e era usada em batalhas de corpo-a-corpo como arma de perfuração, pois possuía sua extremidade um pouco mais larga, e conta se que era capaz de perfurar a maioria das armaduras da época. 


Óssea Usher - De acordo com os escritos do médico romano Galeno, este instrumento foi para acomodar os ossos quebrados, ou mesmo para extrair dentes.


 Arqueólogos sírios encontraram em escavações a oeste de Damasco objetos da civilização romana e bizantina. Objetos de vidro, cerâmica e brincos de ouro estavam entre os objetos achados pela equipe em um cemitério na cidade de Hina.

 Por: Lenise Prazeres. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário