- Pré-história
As pinturas que mais chamavam atenção no paleolítico foram as imagens de diversos animais, que se encontravam nos interiores das cavernas, nas superfícies rochosas. Bisões, veados, cavalos e bois foram representados nas paredes e tetos, que davam a impressão de que estavam em movimento. Alguns possuem apenas contorno preto, já outros foram pintados com cores vivas e brilhantes.
As “obras” eram feitas nos interiores das cavernas, em sua grande maioria, para evitarem a destruição com facilidade. Acredita-se que essas imagens tinham um objetivo, além de uma mera decoração, elas faziam parte de um ritual de magia, a fim de garantir sucesso na caça. Os homens das cavernas acreditavam que ao matarem a imagem, estariam matando também o espírito do animal.
- Egito
A pintura egípcia foi a de maior interesse no início da história. Teve duração de 3 a 4 anos, baseados nas mesmas técnicas. Mesmo sendo figurativa, a pintura era abstrata, pois não retratava a realidade em sua essência. Os egípcios foram constantes e expressivos “deformadores”.
A arte no Egito estava à disposição dos faraós, deus e sua religião, ela era muito sintética no desenho e no colorido, não fazia uso de claro e escuro, fazendo com que não houvesse a ilusão de profundidade e espaço. Os egípcios foram os primeiros a usarem as flores e afrescos.
- Grécia
-Estilo geométrico
Inicialmente, a cerâmica era decorada com desenhos abstratos (triângulos, xadrez, círculos, etc.). Figuras humanas e de animais só apareceram dentro da concepção de geometria.
-Estilo Arcaico
Foi o período em que a pintura grega absorveu influências do Oriente Próximo, dando assim vida as imagens geométricas dóricas. Este estilo arcaico foi considerada a fase mais vital da arte grega.
-Figuras em preto
Linhas fortes, detalhes em cores são o mínimo, para não entrarem em choque com a parte preta, porém, as figuras possuem tanta riqueza de conhecimentos anatômicos, que dão a impressão de serem tridimensionais.
-Figuras em vermelho
Segue a mesma linha das figuras em preto, porém a ênfase dessa vez é na cor vermelha.
Foi um momento de grande avanço na pintura grega, chegando a dominar o espaço ilusionista. Porém, só restaram como exemplos de pinturas em vasos, por sua vez, onde só eram capazes de reproduzir o novo de maneira rudimentar.
- Roma
Muito pouco foi preservado, já que grande parte se perdeu na erupção do Monte Vesúvio, soterrando edifícios e com eles as pinturas.
Retratos constituíram uma parte de grande importância na pintura romana.
Por: Felipe Gabriel Alves
Referências:
- Iniciação à história da arte/ H.W. Janson, Antony F. Janson; 2ª Ed.- São Paulo: Martins Fontes, 1996.
- http://taislc.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário