terça-feira, 4 de setembro de 2012

As Esculturas Renascentistas


Na criação de esculturas renascentistas, representar com perfeição a natureza e o corpo humano era a parte mais importante da concepção de uma obra, pois o estudo da anatomia, personalidade, perspectiva e de profundidade influenciou os criadores a quererem representar de forma mais detalhada a realidade em suas esculturas. Os artistas não queriam mais ser apenas artesãos, eles tinham uma missão de ornamentação da peça. Os projetos eram muito importantes em cidades como Florença, onde haviam competições em que precisava-se criar grandes trabalhos, as Portas do Batistério são um bom exemplo disso.


Portas do Batistério, em Florença. Lorenzo Ghiberti 
fez os desenhos em relevo, demorando 21 anos para
finaliza-los.



Prata e ouro foram menos utilizados do que na época gótica, por outro lado, o bronze era usado em grande parte das obras, por ter boa durabilidade, ductilidade, e por obter um efeito considerado satisfatoriamente brilhante. O mármore, a madeira, e a terracota também começaram a ganhar mais atenção, o terceiro sendo o mais barato de todos.


Escultura feita em bronze por Verrochio, representando
Bartolomeo Colleoni, mercenário italiano






Estátuas em tamanho real como essa, onde há um homem acompanhado de um cavalo (conhecidas como estátuas equestres) eram bastante atraentes para os artistas, mas só começaram a ser possíveis após a segunda metade do século, por causa do custo de execução, e de problemas técnicos causados pelo bronze, que foi um material difícil de se manejar no início, já que poucos tinham tido experiência com ele, mas após algum tempo, novas técnicas de concepção apareceram. As brocas manuais foram empregadas e a técnica de talhar em mármore, do período clássico, voltou a ser praticada.

Giuliano de Médici, por Verrochio

Nos retratos, os escultores tentavam passar os traços naturais de cada indivíduo fielmente, sempre prestando atenção a sua fisionomia e sua personalidade. Retratos de mulheres focavam na beleza feminina, de modo mais delicado. Em esculturas de corpo inteiro, há uma predominância de homens nus, eles seguem a tradição gótica, as mulheres nuas geralmente eram feitas em pequenas estátuas de bronze, lembrando a antiguidade.


         Perseu, por  Celini






A escultura renascentista é dividida nos séculos XV e XVI, em dois períodos, o Quattrocento (concentrava-se em Florença) e Cinquecento (conventrava-se em Roma), ambos tiveram artistas esplêndidos: Michelangelo, Antonio Pollaiolo, Andrea Del Verrochio, Donatello, Leonardo da Vinci, entre outros importantes nomes.

Davi, por Michelangelo





O renascimento chegou a outros países também: na França, Inglaterra, Alemanha, e até nos Países Baixos, mas de modo geral, foi tardio, e alguns desses lugares ainda continuaram com grande influência gótica mesmo após a chegada do movimento renascentista.
São Bartolomeu, por Jacques Du Broeucq



Túmulo de Giuliano de Médice,
por Michelangelo















A maioria das esculturas possuía tema religioso, a parte exterior das igrejas renascentistas eram decoradas com esculturas e outros ornamentos, a parte interior tinha anjos, crucifixos, castiçais, fontes, e as vezes grupos  formados por várias estátuas. As portas de catedrais, batistérios e de sacristias eram frequentemente decoradas com desenhos em relevo de bronze. E existiam também túmulos gigantes e cheios de detalhes feitos para generais, poetas e outras pessoas importantes, nesses e em sepulturas era usado especialmente o mármore.



                                                                                                                                      

                                                                                       Thatiany Andrade Nunes

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