Na criação de esculturas
renascentistas, representar com perfeição a natureza e o corpo humano era a
parte mais importante da concepção de uma obra, pois o estudo da anatomia,
personalidade, perspectiva e de profundidade influenciou os criadores a quererem
representar de forma mais detalhada a realidade em suas esculturas. Os artistas
não queriam mais ser apenas artesãos, eles tinham uma missão de ornamentação da
peça. Os projetos eram muito importantes em cidades como Florença, onde haviam
competições em que precisava-se criar grandes trabalhos, as Portas do
Batistério são um bom exemplo disso.
Portas do Batistério,
fez os desenhos em relevo, demorando 21 anos para
finaliza-los.
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Prata e ouro foram menos
utilizados do que na época gótica, por outro lado, o bronze era usado em grande
parte das obras, por ter boa durabilidade, ductilidade, e por obter um efeito
considerado satisfatoriamente brilhante. O mármore, a madeira, e a terracota
também começaram a ganhar mais atenção, o terceiro sendo o mais barato de
todos.
Escultura feita em bronze por Verrochio, representando Bartolomeo Colleoni, mercenário italiano |
Estátuas em tamanho real como
essa, onde há um homem acompanhado de um cavalo (conhecidas como estátuas
equestres) eram bastante atraentes para os artistas, mas só começaram a ser
possíveis após a segunda metade do século, por causa do custo de execução, e de
problemas técnicos causados pelo bronze, que foi um material difícil de se manejar
no início, já que poucos tinham tido experiência com ele, mas após algum tempo,
novas técnicas de concepção apareceram. As brocas manuais foram empregadas e a
técnica de talhar em mármore, do período clássico, voltou a ser praticada.
Giuliano de Médici, por Verrochio |
Nos retratos, os escultores
tentavam passar os traços naturais de cada indivíduo fielmente, sempre
prestando atenção a sua fisionomia e sua personalidade. Retratos de mulheres
focavam na beleza feminina, de modo mais delicado. Em esculturas de corpo
inteiro, há uma predominância de homens nus, eles seguem a tradição gótica, as
mulheres nuas geralmente eram feitas em pequenas estátuas de bronze, lembrando
a antiguidade.
Perseu, por Celini
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A escultura renascentista é
dividida nos séculos XV e XVI, em dois períodos, o Quattrocento (concentrava-se
em Florença) e Cinquecento (conventrava-se em Roma), ambos tiveram artistas
esplêndidos: Michelangelo, Antonio Pollaiolo, Andrea Del Verrochio, Donatello,
Leonardo da Vinci, entre outros importantes nomes.
Davi, por Michelangelo
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O renascimento chegou a outros países também: na França, Inglaterra, Alemanha, e até nos Países Baixos, mas de modo geral, foi tardio, e alguns desses lugares ainda continuaram com grande influência gótica mesmo após a chegada do movimento renascentista.
São Bartolomeu, por Jacques Du Broeucq |
Túmulo de Giuliano de Médice, por Michelangelo |
A maioria das esculturas possuía tema religioso, a parte exterior das igrejas renascentistas eram decoradas com esculturas e outros ornamentos, a parte interior tinha anjos, crucifixos, castiçais, fontes, e as vezes grupos formados por várias estátuas. As portas de catedrais, batistérios e de sacristias eram frequentemente decoradas com desenhos em relevo de bronze. E existiam também túmulos gigantes e cheios de detalhes feitos para generais, poetas e outras pessoas importantes, nesses e em sepulturas era usado especialmente o mármore.
Thatiany Andrade Nunes
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