terça-feira, 4 de setembro de 2012

Renascimento e suas Pinturas

A Criação de Adão (1511) Michelangelo


Primavera (1482) Botticelli

A pintura no Renascimento é, com certeza, um dos legados mais famosos do Renascimento. Como o próprio nome já diz, ela é um “renascimento” da arte da Antiguidade Clássica.         

As principais características desse estilo eram a representação realista do Homem e da Natureza e o uso da perspectiva linear, que foi formalizada por Filippo Brunelleschi e Leon Battista Alberti. Com o início do Renascimento, a pintura a óleo substituiu a têmpera e os afrescos por possuir maior tempo de secagem, permitindo a experimentação de novas técnicas.

O nascimento de Vênus (1483) Botticelli
As técnicas mais utilizadas eram o sfumato e o chiaroscuro. O sfumato consiste em sucessivas camadas de cor misturadas em diferentes gradientes de forma a dar a impressão de profundidade, forma e volume. O chiaroscuro define os objetos representados sem usar linhas de contorno, apenas utilizando o contraste entre as cores. As duas técnicas foram utilizadas por Leonardo da Vinci, o mais famoso dos pintores renascentistas.
A Transfiguração (1517) Rafael Sanzio
A pintura renascentista iniciou-se com Masaccio (1401-1428). Em seguida, veio Sandro Botticelli. Outros nomes conhecidos são Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafazel Sanzio. Leonardo foi um gênio da humanidade, mostrando uma excelência nos âmbitos da pintura, escultura, arquitetura, botânica e outras áreas. Michelangelo é considerado um dos artistas supremos do Renascimento, e seu trabalho mais famoso foi pintar o teto da Capela Sistina, no Vaticano.

Luísa Leite Lopes

Mona Lisa (1503-1506) Leonardo da Vinci


Nenhum comentário:

Postar um comentário