O Renascimento
tinha como característica a influência greco-romana (ou período clássico). Esse
movimento começou em Florença na Itália e se espalhou para o resto da Europa
durante os séculos XV e XVI.
Autores
greco-romanos foram traduzidos e ligeiramente difundidos, assim a filosofia
clássica chega à aristocracia burguesa.
Essa fase
da história foi a transição entre os períodos medieval e moderno.
A partir de
estudos de antigos templos e ruínas, e aplicação da perspectiva, os arquitetos
renascentistas, chegaram à origem da construção clássica, baseada na geometria
euclidiana. Utilizando o quadrado como módulo de construção, as novas
edificações atingiram proporções totalmente harmônicas.
As ordens
gregas de colunas se impuseram no levantamento das paredes e na sustentação de
abóbadas e cúpulas. As ordens mais utilizadas eram:
DÓRICA |
CORÍNTIA |
JÔNICA |
Essas
ordens representam as proporções humanas, sendo a base o pé, a coluna o corpo e
o capitel a cabeça.
As obras de
arquitetura profana, os palácios particulares, também foram construídos com
base no quadrado.
Esses
palácios se parecem com cubos, têm uma tendência horizontal e são articulados
por colunas e pilares. A função do pátio central é de que a luz chege às
janelas internas. A parede externa é mais rústica e a almofadilha mais leve nos
andares superiores. A ordem das colunas varia de acordo com o andar, no térreo,
predomina a ordem toscana, no pavimento principal a jônica e nos andares
superiores, a coríntia. Diferentes molduras e uma cornija que se estende por todo
andar são utilizados para separar os níveis.
Filippo Brunelleschi mostrou uma nova concepção na arquitetura
renascentista. Ele adaptou as formas góticas e clássicas à sua época, exemplos
disso são as igrejas do Espírito Santo, de São Lourenço e a cúpula da Catedral
de Santa Maria del Fiore. Mas a arquitetura renascentista só atingiu seu maior
potencial na metade do século XVI, em
Roma.
Durante a alta renascença, Giuliano de Sangallo e
o pintor Rafael Sanzio
dirigiram os trabalhos da Basílica de São Pedro. Andrea Palladio, um dos arquitetos mais influentes, tem entre suas obras a Basilica de San Giorgio Maggiore, Villa
Capra “La Rotonda”, Villa Barbaro, Igreja do Redentor e a Basilica Palladiana.
Todos eles
se dedicavam principalmente à construções religiosas, a mais ambiciosa é a
Catedral de São Pedro. Ela foi iniciada por Bramante, continuada por Michelangelo,
acrescentada por Carlos Maderno e adornada por colunas externas por Carlos Giovanni.
Basílica de São Pedro |
Dois tipos
de construção secular se destacaram na Itália: o palácio e a villa. Os palácios
eram uma edificação intermediária entre a fortaleza e a casa senhorial. Eles
eram constituídos por blocos de pedra maciça porque durante as lutas políticas,
os membros de um partido costumavam atacar o palácio de um rival.
A Villa era
uma adaptação da domus romana. Possuía uma galeria e amplos terraços e
situava-se no centro de um grande jardim. O melhor exemplo dessa construção é a
Villa Capra.
Essa área interna do Museu do Louvre é um exemplo de arquitetura renascentista em outros países da Europa. |
Ana Helena Chianca
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