terça-feira, 4 de setembro de 2012

A Arquitetura Renascentista

O Renascimento tinha como característica a influência greco-romana (ou período clássico). Esse movimento começou em Florença na Itália e se espalhou para o resto da Europa durante os séculos XV e XVI.
Autores greco-romanos foram traduzidos e ligeiramente difundidos, assim a filosofia clássica chega à aristocracia burguesa.
Essa fase da história foi a transição entre os períodos medieval e moderno.
A partir de estudos de antigos templos e ruínas, e aplicação da perspectiva, os arquitetos renascentistas, chegaram à origem da construção clássica, baseada na geometria euclidiana. Utilizando o quadrado como módulo de construção, as novas edificações atingiram proporções totalmente harmônicas.
As ordens gregas de colunas se impuseram no levantamento das paredes e na sustentação de abóbadas e cúpulas. As ordens mais utilizadas eram: 




DÓRICA
CORÍNTIA



JÔNICA
Essas ordens representam as proporções humanas, sendo a base o pé, a coluna o corpo e o capitel a cabeça.
As obras de arquitetura profana, os palácios particulares, também foram construídos com base no quadrado.
Esses palácios se parecem com cubos, têm uma tendência horizontal e são articulados por colunas e pilares. A função do pátio central é de que a luz chege às janelas internas. A parede externa é mais rústica e a almofadilha mais leve nos andares superiores. A ordem das colunas varia de acordo com o andar, no térreo, predomina a ordem toscana, no pavimento principal a jônica e nos andares superiores, a coríntia. Diferentes molduras e uma cornija que se estende por todo andar são utilizados para separar os níveis.

Villa Capra
Filippo Brunelleschi  mostrou uma nova concepção na arquitetura renascentista. Ele adaptou as formas góticas e clássicas à sua época, exemplos disso são as igrejas do Espírito Santo, de São Lourenço e a cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore. Mas a arquitetura renascentista só atingiu seu maior potencial na metade do século  XVI, em Roma.

Durante a alta renascença, Giuliano de Sangallo e o pintor Rafael Sanzio dirigiram os trabalhos da Basílica de São Pedro. Andrea Palladio, um dos arquitetos mais influentes, tem entre suas obras a Basilica de San Giorgio Maggiore, Villa Capra “La Rotonda”, Villa Barbaro, Igreja do Redentor e a Basilica Palladiana.


Basílica de São Pedro
Todos eles se dedicavam principalmente à construções religiosas, a mais ambiciosa é a Catedral de São Pedro. Ela foi iniciada por Bramante, continuada por Michelangelo, acrescentada por Carlos Maderno  e adornada por colunas externas por Carlos Giovanni.

Dois tipos de construção secular se destacaram na Itália: o palácio e a villa. Os palácios eram uma edificação intermediária entre a fortaleza e a casa senhorial. Eles eram constituídos por blocos de pedra maciça porque durante as lutas políticas, os membros de um partido costumavam atacar o palácio de um rival.

A Villa era uma adaptação da domus romana. Possuía uma galeria e amplos terraços e situava-se no centro de um grande jardim. O melhor exemplo dessa construção é a  Villa Capra.




  Essa área interna do Museu do Louvre é um exemplo de arquitetura
renascentista em outros países da Europa.

                                        
     


Ana Helena Chianca



Nenhum comentário:

Postar um comentário