terça-feira, 21 de agosto de 2012

Escultura - Contribuição Asiática

Pra falar da escultura da Ásia Antiga, três grandes nações que representam a cultura ocidental devem ser faladas; os milenares países: China, Japão e Índia.


Os principais artefatos chineses são de períodos diferentes com suas dinastias: A Dinastia Zhou (1050-771 a.c),que produziu vasos fundido ao bronze. A Dinastia Han (206-2020ª.c) que produziu a representação em escala real do Exercito de Terracota de Xian, defendendo a tumba do seu imperador.
No século III depois de cristo, as primeiras representações budistas aparecem, no conhecido  período dos Três Reinos. Na Idade do ouro Chinês, na Dinastia Tang foram criadas esculturas budistas esplendidas, considerados tesouros da arte do mundial.





As esculturas japonesas, na maioria das vezes eram estatuas associadas à religião e a grande parte patrocinada pelo governo local.
Já na Índia as primeiras esculturas criadas pertenceram aos as civilizações do vale Indo, suas esculturas em pedra e bronze são umas das mais antigas do mundo. Com o surgimento do hinduísmo, budismo e do jansenismo, surgiu grandes esculturas mais elaborados feito de bronze. Mas em alguns santuários essas foram esculpidas diretamente nas pedras, onde ao redor foi erguido o templo. No noroeste da Índia, foram encontradas representações de ensinamentos de Buda. Mesmo com a tradição de esculturas religiosas, nunca Buda havia sido representado em forma humana e só unicamente por símbolo, assim demonstrando a influencia  grega e persa.





Filipe de Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário